08/11/2024

A caminho da décima-segunda edição, o festival açoriano Tremor anuncia hoje mais nove confirmações no alinhamento de propostas para a edição 2025. Música diversa e conectada com o hoje, numa proposta que cruza influências, estilos e geografias. Entre a energia crua e as explorações líricas, a espiritualidade intensa e as toadas eletrónicas densas, expande-se o cenário musical de mais um Tremor. 


Keeley Forsyth traduz em música uma narrativa visceral sobre os altos e baixos da vida doméstica e pessoal, oscilando entre devastação e elevação num estilo minimalista que enaltece o poder da sua voz. Utilizando o aparelho vocal como o centro de uma paisagem emocional, Forsyth transporta o ouvinte para uma reflexão profunda sobre a condição humana. Um ethos comum marca o caminho de Clarissa Connelly. Radiante, assustador, hipnotizante, o seu mais recente disco, World of Work, traça a paisagem metafísica da alma. Entre o íntimo e o cósmico, Clarissa convida-nos para uma viagem sónica alternadamente silenciosa e arrebatadora. Nos antípodas, a pop infundida de ancestralidade de Kabeaushé. Permeada pelas potencialidades da energia de rave, as batidas distorcidas e os breaks a fazer ricochete, a música do artista queniano é um ato de resistência vibrante e energético.

Regressados após um hiato de cinco anos, os 800 Gondomar fazem de São Gunão um passo rumo à maturidade. Garage-punk em expansão por outros cantos do seu espectro musical e letras incisivas a olhar temas como habitação e os dilemas da sociedade digital.  Em paralelo, a dupla escocesa comfort desafia outros limites do som, trazendo ao seu trabalho uma mistura de punk, noise e música industrial. Com letras que clamam por liberdade e resistência queer numa sociedade restritiva, os comfort exploram a vulnerabilidade e o confronto como veículos de transformação. 

A artista turca radicada no Porto, Ece Canlı, mergulha num universo cinematográfico em S A C R O S U N, o seu mais recente disco. Através de técnicas vocais expandidas, Canlı oferece uma série de meditações sonoras que tocam o intangível e o desconhecido. É também nos mundos do mistério que encontramos o trabalho dos The Zenmenn. Este enigmático coletivo cria em Enter The Zenmenn uma fusão sonora que reúne influências orientais e ocidentais, oferecendo uma espécie de banda sonora contemplativa e harmoniosa para um mundo mais conectado e pacífico. 

No campo das residências artísticas, o festival juntará o músico e produtor Ari You Ok à bailarina Débora N’Jiokou aka Deby, para um espetáculo onde se cruzarão diferentes espectros do hip hop. Nascido em Portugal e criado em Cabo Verde, Ari iniciou-se cedo na música, experimentando beatbox e percussão. Desde 2012, explora o Fruity Loops Studio para combinar influências culturais ancestrais e digitais, criando uma fusão sonora que se expressa ao vivo com loopstation e percussão. Débora N’Jiokou aka Deby é uma bailarina francesa, especializada em hip hop e house. A estreia em palco deste encontro entre os dois artistas acontecerá no Tremor, numa colaboração com o coletivo Lingua Franca, que desenvolverá uma residência artística com os artistas no Museu do Tabaco, na freguesia da Maia, concelho da Ribeira Grande.


Vê todo o programa anunciado até ao momento aqui.


organização

101 Plutão Camaleão

Financiamento

104 Governo dos Açores
105 Câmara Municipal de Ponta Delgada
106 Câmara Municipal de Ribeira Grande
137. 1Republica Portuguesa + DGArtes
145 Lagoa Municipio

parceiros criativos

107 Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas
108 Coliseu Micaelense
109 Teatro Micaelense
133 Museu Carlos Machado
138 VidAçor
146 UAc
147 Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
151. APF
152. Conservatório Regional Ponta Delgada
153. Ateneu Comercial
162. Termas da Ferraria
163. Solar da Graça
164. Biblioteca Tomaz Borba Vieira
165. Escola Secundária Ribeira Grande
166. Escola Secundário Antero de Quental
167. Clube Naval de Rabo de Peixe

Mecenas Tremor Todo-o-Terreno

111 Fundação Millenium BCP

Mecenas Som Sim Zero

168. Novo Banco dos Açores

Mecenas Mini-Tremor

118 A.C. Cymbron, S.A.

Parceiros Mediáticos

112 Antena 3
114 RTP Açores
115 Antena 1 Açores
144 RTP

patrocinadores

117 FLAD
120 Galp
123 Grupo Bensaude
124 Wayzor
125 Bentrans
161. Azores Easy Rent

apoios

126 Certificado Açores
129 Etep
130 Cision
134 Neat Hotel
139 edge
155. Holy Cow
156. NOS
157. Portos do Açores
159. Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe
160. Santo António
169. Lovers & Lollypops
170. Ocean Pellets
171. Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel
172. Avea
173. Turismo de Portugal

built by

tremor-pdl.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile