Back
Back
Entre 15 e 23 de janeiro, o Tremor e o Núcleo de Arte Bonecreira da Lagoa promovem uma oficina de Arte Bonecreira e Presépios de Lapinha com o objetivo de reinterpretar os tradicionais bonecos de barro e os seus presépios de lapinha, que este ano são o mote que dá cor e personalidade à identidade visual do festival.
A intenção desta iniciativa é juntar João Arruda, o artesão local que tem vindo a moldar as figuras, Ruca Bourbon e Mariana Malhão, dois dos artistas convidados a pintar os pequenos bonecos e a construir os presépios do Tremor 2024, numa oficina aberta à comunidade, onde serão criados os próximos bonecos e presépios. A intenção é que, no final desta oficina, que terá três fases — Modelagem, Pintura e Construção dos Presépios —, tenham sido produzidos cerca de 50 figuras de barro e 6 presépios completos. Estes serão fotografados e integrados na imagem do Tremor. Para além disso, estas criações serão também apresentadas numa exposição a acontecer durante o festival.
A Arte Bonecreira remonta à segunda metade do séc. XIX, altura em que aparecem as primeiras oficinas de produção destas pequenas figuras de barro na cidade de Lagoa, em São Miguel. Atualmente, é uma forma de expressão cultural valorizada e apreciada pelos artesãos locais e pelos apreciadores de arte popular. Os bonecos, que são construídos com recurso a molde e posteriormente aperfeiçoados à mão, são cozidos e depois pintados com o cuidado de realçar detalhes como roupas, expressões faciais e acessórios.
Esta oficina de Arte Bonecreira e Presépios de Lapinha decorrerá no Convento de Santo António, Lagoa, e os participantes serão divididos em dois grupos que funcionarão em horários diferentes, sempre acompanhados pelo artesão e os dois artistas.
Serão abertas 10 vagas e todos os interessados em participar devem enviar as suas inscrições até dia 12 de janeiro para o e-mail da instituição: museu@lagoa-acores.pt, ou ligar para o 296912510.
A participação é gratuita.
Calendário
15 de janeiro — 09h30-12h00
Grupo I: Modelagem. Construção de figurado em barro, tendo como ponto de partida o molde, podendo-se a partir de então criar/ adaptar para outras figuras
15 de janeiro — 14h30-17h00
Grupo II: Modelagem. Construção de figurado em barro, tendo como ponto de partida o molde, podendo-se a partir de então criar/ adaptar para outras figuras
19 de janeiro — 09h30-12h00
Grupo II: Pintura
19 de janeiro — 14h30-17h00
Grupo II: Pintura
22 de janeiro — 09h30-12h00
Grupo I: Elaboração dos presépios
22 de janeiro — 14h30-17h00
Grupo II: Elaboração dos presépios
23 de janeiro — 09h30-12h00
Grupo I: Elaboração dos presépios
23 de janeiro — 14h30-17h00
Grupo II: Elaboração dos presépios