18/12/2024

São mais doze nomes que se juntam, hoje, ao cartaz da décima-segunda edição do Tremor a ter lugar na ilha de São Miguel, entre os dias 8 e 12 de abril. Anita & Olan Nemet, Asmâa Hamzaoui & Bnat Timbouktou, Eugénia Contente, Fidju Kitxora, Fvbricia, Gay da Cinemateca, Joseph Keckler, Julius Gabriel, KEBRA, Oko Ebombo, Sistema de Entretenimiento e Why the Eye compõem uma seleção de artistas que transcendem géneros, exploram tradições e reimaginam fronteiras. Do  gnaoua marroquino às pistas de dança eletrónicas, passando pelo jazz experimental e por dimensões mais performativas da arte, estes criadores representam a inovação e a autenticidade, dois dos valores que definem a programação do festival.


O coletivo Asmâa Hamzaoui & Bnat Timbouktou tem vindo a revolucionar a música gnaoua, um estilo musical marroquino tradicionalmente tocado por homens. Lideradas por Asmâa Hamzaoui, mestre do guembri e filha do icónico Rachid Hamzaoui, a banda mistura ritmos profundos e vozes encantatórias para renovar um legado espiritual com uma energia transformadora.

Fidju Kitxora, projeto emergente entre Lisboa e Cabo Verde, destaca-se pela sonoridade em constante mutação. No seu álbum de estreia Racodja, cruza funaná, semba, kuduro e afro-house com field recordings e sintetizadores, criando uma tapeçaria musical que celebra a diáspora. 

O saxofonista Julius Gabriel transcende os limites do jazz tradicional, embarcando em viagens sonoras que evocam tanto a história do género quanto novos horizontes musicais. Com álbuns como Dream Dream Beam Beam e Tales From The Subterranean, explora fusões de free jazz, drone e texturas psicadélicas, criando paisagens sonoras hipnóticas e profundamente emocionais.

O artista multidisciplinar Oko Ebombo transforma experiências de vida em arte. Com um corpo de trabalho que toca as áreas da música, poesia e arte performativa, a jornada de Oko tem sido marcada pela resiliência e expressão criativa. No seu primeiro disco, Free Emotion, apresenta-nos uma exploração profundamente pessoal sobre nove temas centrais na sua vida: nascimento, amor, humanidade, deus, família, lealdade, imortalidade, dor e amizade.

Presença magnética em palco, voz operática em constante metamorfose, espírito provocatório e rock’n’roll, são alguns dos predicados que apresentam o trabalho de Joseph Keckler. Aclamado pelo The New York Times, o artista cria performances que combinam baladas assombrosas, narrativas hipnotizantes, grooves inquietantes e árias ambiguamente autobiográficas. 

Banda de arcade punk, os Sistema de Entretenimiento combinam a energia crua do punk, a atitude arrojada e um toque de nostalgia dos animes dos anos 80 para criarem um som verdadeiramente único, embalado pelas melodias de sintetizadores e batidas eletrónicas e enérgicos riffs de guitarra. 


Criadores do techno pré-histórico, os Why the Eye fazem uso do seu som tribal, ruidoso e experimental para criar uma experiência física intensa, transportando os ouvintes para um estado de transe. Sem filtros, as suas atuações destacam os tons distintos dos seus instrumentos feitos à mão e os ritmos envolventes completamente livres de programação.

Nas propostas apontadas para o clubbing, quatro nomes em destaque. KEBRA, DJ e artista multidisciplinar que explora as junções entre a eletrónica global e o baile funk em sets intensos e libertadores que atravessam fronteiras e desafiam géneros. Fvbricia, DJ são-tomense, a propor uma viagem rítmica que mistura batida, afrohouse e amapiano com influências latinas e caribenhas. Anita Nemet, artista multidisciplinar ucraniana, curadora, performer e DJ, que apresentará, no festival, uma colaboração experimental ao lado de seu filho, Olan Nemet. Por último, uma nota para o Gay da Cinemateca, personalidade das redes sociais que tem vindo a apresentar-se como DJ, propondo sets embalados pelos hinos pop dos 2000s , os party bangers dos 2010s, a música pimba e a kizomba. 


Anunciadas estavam já as presenças de Ana Lua Caiano, Ari You Ok +  Débora N’Jiokou aka Deby, Clarissa Connelly, DJ Giovanna, Ece Canlı, FIRE!, Fulu Miziki, José Pinhal Post-Mortem Experience, Kabeaushé, Keeley Forsyth, Romeu Bairos, The Zenmenn, 800 Gondomar e o espetáculo original Paredes, que junta Six Organs of Admittance a Norberto Lobo. Os passes gerais para o Tremor estão esgotados. 


organização

101 Plutão Camaleão

Financiamento

104 Governo dos Açores
105 Câmara Municipal de Ponta Delgada
106 Câmara Municipal de Ribeira Grande
137. 1Republica Portuguesa + DGArtes
145 Lagoa Municipio

parceiros criativos

107 Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas
108 Coliseu Micaelense
109 Teatro Micaelense
133 Museu Carlos Machado
138 VidAçor
146 UAc
147 Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
151. APF
152. Conservatório Regional Ponta Delgada
153. Ateneu Comercial
162. Termas da Ferraria
163. Solar da Graça
164. Biblioteca Tomaz Borba Vieira
165. Escola Secundária Ribeira Grande
166. Escola Secundário Antero de Quental
167. Clube Naval de Rabo de Peixe

Mecenas Tremor Todo-o-Terreno

111 Fundação Millenium BCP

Mecenas Som Sim Zero

168. Novo Banco dos Açores

Mecenas Mini-Tremor

118 A.C. Cymbron, S.A.

Parceiros Mediáticos

112 Antena 3
114 RTP Açores
115 Antena 1 Açores
144 RTP

patrocinadores

117 FLAD
120 Galp
123 Grupo Bensaude
124 Wayzor
125 Bentrans
161. Azores Easy Rent

apoios

126 Certificado Açores
129 Etep
130 Cision
134 Neat Hotel
139 edge
155. Holy Cow
156. NOS
157. Portos do Açores
159. Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe
160. Santo António
169. Lovers & Lollypops
170. Ocean Pellets
171. Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel
172. Avea
173. Turismo de Portugal

built by

tremor-pdl.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile